A informática educativa possibilita muitos caminhos para que o professor realize suas aulas de uma forma interessante, diante do mundo tecnológico em que vivemos. Dominar técnicas de informática, para assim aplicá-las á educação é um dos grandes desafios de hoje, para os profissionais da educação. Os blogs são páginas na internet, que utilizam os protocolos de transmissão de dados e contam com um servidor para armazenar as informações que apresenta e que precisam ser atualizados com freqüência. É uma excelente forma de comunicação, onde grupos e pessoas interagem sem restrição temporal, pois o leitor pode registrar comentários acerca da exposição do blog.
Os blogs podem , apresentar várias etapas de um projeto desenvolvido na escola, na sala, em grupos ou mesmo individual; criar um jornal on line; divulgar atividades; apoiar eixos de trabalho; preparar encontros educacionais entre profissionais, ou mesmo entre estudantes; divulgar produções de alunos em diferentes áreas de conhecimento; divulgar estudos realizados por alunos; desenvolver habilidades e competências em diferentes áreas de conhecimento; elaborar animações para postar no blog, como resultados de trabalhos;discutir valores, ética e moral; ajudar a comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos.
O blog funciona como um recurso para todos os eixos do conhecimento , já que o conhecimento na realidade busca uma apresentação menos fragmentada. Ele pode em alguns momentos conter mais informações sobre uma determinada área, mas não se fecha para qualquer outra em nenhum momento. Além de tantas possibilidades educativas, os blogs aproximam as pessoas, as idéias, permitem reflexões, colocações troca de experiências, amplia a aula e a visão de mundo, e oferece a todos as produções realizadas. O professor deve estabelecer objetivos e critérios ao utilizar este recurso, pois a utilização a esmo não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimentos. Ele deve deixar claro o que espera do aluno e o que pretende com a proposta de trabalho.