VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Pense Nisso!!!

Pensando Bem, É Preciso Reciclar...

Viver bem, às vezes, é só uma questão de recomeçar, reaprender, reciclar.

Para que tudo tenha um novo impulso, ganhe uma nova luz.

Reciclar para imprimir novas palavras, novas experiências, novos sentimentos.

Avaliando erros para gerar acertos, mudando trajetos para entender os caminhos, olhando a vida, todo dia, com o coração novinho em folha.

Pensando bem, é esse o nosso papel, o que nos dá sentido.

Pois se fazendo como sempre foi feito a gente acaba chegando ao mesmo lugar, melhor então é rever, com clareza, o que verdadeiramente queremos, buscar sabedoria no que já fizemos e aí, então, realizar de outra maneira, fazer diferente, reinventar.

Crer para ver que há um poder impaciente por se revelar a quem não desiste, recria, vai em frente, buscando sempre, dentro de si, o melhor.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

TRABALHO COM PROJETOS

A palavra "Projeto" deriva do latim projectus e significa algo como "um jato lançado para frente". No caso do ser humano, ao ser lançado no mundo, ao nascer, vai se constituindo como pessoa por meio do desenvolvimento da capacidade de antecipar ações, de eleger continuamente metas a partir de um quadro de valores historicamente situado, e de lançar-se em busca das mesmas.
Um projeto de aprendizagem pode nascer a partir de um problema real que deve ser resolvido ou de curiosidades que interessam a um grupo de alunos. Contribui para o incremento de habilidades tais como: a capacidade de julgar, fazer escolhas e justificá-las, tomar decisões, enfim, desenvolve a autonomia intelectual e o aprender a aprender.
Essa forma de trabalho abre um leque muito grande de possibilidades de desenvolvimento de habilidades, pois exige que os envolvidos aprendam uns com os outros e vivenciem, intensamente o processo. Ao mesmo tempo, que respeita as individualidades de cada um proporciona novas aprendizagens a cada discussão, a cada nova ação.
Outro ponto muito importante, sobre os projetos de aprendizagem, diz respeito, à questão do planejamento, o qual torna-se o norte para a execução do trabalho. O planejamento é essencial para que os objetivos sejam alcançados, os problemas resolvidos e a aprendizagem aconteça de forma progressiva.
Etapas de um projeto: definição do tema; análise da situação; definição das metas e objetivos; listagem de ações a serem executadas; avaliação.
O papel do professor nessa perspectiva de trabalho é o de “problematizador”, que provoca em seus alunos uma certa curiosidade motivando-os para a pesquisa e fazendo a mediação da aprendizagem aconteça.

Componentes: Caren Cristina Andelieri, Fabiana De Oliveira Pereira, Fabiane De Vargas, Gilvania Almeida e Rejane Daneluz Raimann

Nenhum comentário: